Aprenda o que é a versão beta de um produto e entenda sua importância.
É comum entrarmos em sites e aplicativos recém lançados e nos depararmos com uma mensagem de “estamos em testes” ou “versão beta” e, para quem ainda não sabe o que isso significa, nada mais é que uma primeira versão daquela novidade. Durante essa fase ainda não é possível utilizar a versão completa do produto, pois algumas funcionalidades ainda estão sendo testadas e aperfeiçoadas.
A versão beta é criada justamente para o time de produto entender como o cliente se comporta dentro do site ou do app, assim é possível pensar em mudanças focadas em quem vai navegar. Outro ponto que é importante abordar é que durante a fase de testes o produto não vai para o mar aberto, ou seja, não é todo mundo que tem acesso.
Antes de lançar oficialmente, um grupo de pessoas, que são usuários em potencial da solução, é convidado a testar para apontar os erros e possíveis melhorias sugeridas para que a plataforma fique o mais funcional possível. Não adianta nada perder tempo construindo uma função incrível que as pessoas não usarão para nada, né?
Sabendo que é o momento de descobrir o que está dando errado e o que pode ser melhor, os desenvolvedores já se preparam para receber esses feedbacks dos usuários. Depois disso, o time mapeia quais as melhorias devem ser priorizadas na hora de pensar na versão final do produto.
Agora que você já sabe o que é uma versão beta, não se assuste ao encontrar um aviso ao navegar em novas soluções. O produto está em um nível minimamente utilizável, mas não quer dizer que ele não é seguro, pelo contrário, essa é normalmente a primeira coisa a ser trabalhada antes de publicá-lo.
Fique bem à vontade para fazer contribuições detalhadas com sugestões do que você adorou e o que poderia ser melhor, assim, você ajuda a construir uma plataforma ainda mais completa, pensada para você.